sábado, 8 de agosto de 2009

Helmut Newton Foundation, Berlin

Helmut & I (ahahahhah).

(foto acima auto retrato: Helmut, June e modelos no estúdio)

Helmut Newton (de nascença Helmut Neustädter), é um dos meus fotógrafos de moda preferidos. Nasceu em Berlin, na Alemanha, em 1920 mas aos 18 anos se mudou pra Austrália (Ah! A Austrália) quando os alemães judeus começaram a ser perseguidos. Ele foi pra Melbourne.
Em 1946 ele abriu um estúdio e começou a trabalhar principalmente com fotos de moda e foi no mesmo estúdio que ele conheceu a esposa australiana, June (A.k.a Alice Springs) que virou fotógrafa também (não sei se foi porcausa dele ou se ela já era).
Ele foi naturalizado australiano.
As fotos dele são super cohecidas pelo estilo com um apelo fetichista forte e um toque de elementos sado-masoquistas também. É difícil falar sobre as fotografias dele, justamente porque é absolutamente desnecessário FALAR quando se olha pra elas.
Com essa assinatura visual ele acabou sendo um dos mais bem conceituados fotógrafos de moda no mundo.
Ele morreu em 2004 num acidente de carro em Los Angeles (no mesmo ano que Richard Avedon e Henri Cartier-Bresson - 2004 não foi um ano de sorte pra fotografia).
Quando eu estive em Berlin agora em Julho, tive a SORTE de visitar a Fundação Helmut Newton.
No andar de baixo, fizeram uma exposição com objetos pessoais dele. Fizeram até uma réplica do studio que ele morava em Paris. Pude ver os passaportes dele e as agendas com os compromissos marcados (todos super básicos: Vogue, Bazaar, celebridades etc).


Polaroids de making ofs dos trabalhos dele e uma sessão de todas as cartas de condolência que foram enviadas quando ele morreu (os rememtentes: outros graaaandes fotógrafos, editores das revistas de moda mais importantes do mundo e algumas personalidades como príncipes, cantores e atores de hollywood).
Passei a tarde TODA lá !
No próximo post aqui no blog falo da exposição principal SUMO. :)
Se palavras, foi realmente demais!
Aí algumas fotos da fundação (consegui tirar muito poucas porque era proibido fotografar lá dentro) encontrei as fotos abaixo na internet.
Quem passar por Berlin não pode deixar de visitar: http://www.helmutnewton.com/

Agradecimento especial pra Veca que procurou o endereço, metrôs e foi lá comigo :)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alice Linck Photography's Fan Box